MEI – Você precisa de um Contador sim!

15 maio

MEI – Você precisa de um Contador sim!

Batendo de frente com falsa afirmação que MEI não precisa de um contador espalhadas por órgãos que dizem entender do assunto.

Certo dia, uma pessoa interessada em abrir uma empresa, me procurou para tirar algumas duvidas, a primeira questão foi sobre abrir um MEI, e eu lhe dei algumas explicações como por exemplo:

  • Faturamento do MEI em 2018 é de R$ 6.750,00 por mês e seu limite ficaria na conta:
    (12 – Nº do mês da abertura) x 6.750,00;
  •  O preenchimento do relatório mensal, onde o empresário deveria apresentar as vendas à PJ e pessoas físicas;
  • A Emissão de Nota Fiscal de mercadoria para venda a Pessoa Juridica, e da não necessidade se esse cliente PJ emitir uma nota fiscal de entrada em nome do MEI.
  •  Nota Fiscal de Serviços era necessário para todo o cliente PJ e, nas duas hipóteses para cliente PF está dispensado;
  • Controle de caixa, para controle interno e para a Declaração de IRPF.
  • etc……

Aí o interessado me pergunta: “Lucas, fui no SEBRAE, eles me explicaram que MEI não precisa de contador, é verdade?”.

Aí bate aquele filme na cabeça, SEBRAE uma baita organização, que deveria auxiliar o interessado e tirar duvidas diz que todos uma Classe não é necessária para auxilar um empresário…..

RESPOSTA:  PRECISA SIM!

Apesar da facilidade de “abrir” esse tipo de empresa, todo empresa precisa de um especialista para funcionar direito, sabe por quê ?

  •  Como você se cadastra para emitir NF de serviços ?
  •  Como você se cadastra para emitir NF de mercadorias ?
  •  Se você optar por se aposentar por tempo de contribuição como vc elaboraria a via da GPS adicional ? (Pois o insspago no MEI só te dá o direito a APOSENTAR POR IDADE, mas os outros direitos estão inclusos após 12 meses de contribuição).
  •  Como elaborar o livro caixa, o que entra como despesa ?
  •  Contratação de Funcionário, ainda mais no advento do E-Social…..

Sem falar na consultoria empresarial de análise da Demonstração do Resultado do Exercício para saber como está a empresa, fluxo de estoque. …

Há uma certa falta de informação e muito equívoco na prestação de informações para com o usuário final.

Nosso conselho deveria ser mais presente sobre esses assuntos, pois se éramos considerados abutres tributários, agora com essa falta de informação, estamos sendo colocados para escanteio, e pior, sabendo o tamanho da nossa responsabilidade.

Por: Lucas Moraes / Portal Contábil

ByConquiste Contabilidade

Atuando na Área de Prestação de Serviços Contábeis, há mais de 20 anos a Conquiste Contabilidade – Assessoria Fiscal e Contábil, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e sistemas de informatização que, garantem segurança, agilidade e eficácia na administração das obrigações fiscais e na assessoria contábil a seus clientes.